Cenográfia e seus gêneros

A cenografia como um todo, é a arte de realizar decorações cênicas, elementos de uma história, elementos de um desenho, elementos que remetem a um evento entre outros.

 

Composta pelos elementos visuais que fazem parte daquela encenação ou evento, como decorações, os acessórios entre outras decorações. Todos acham que a cenografia só existe no teatro, cinema e televisão.

Temos diversos tipos de cenografia como;

 

Cenografia Neutra
Cenário sem nenhuma profundidade com fundo neutro,
em geral na cor azul ou preta, construído com pano, rotunda ou ciclorama.
Utilizado em programas de debates políticos e para pronunciamentos e
comunicados oficiais. Esse tipo de cenário custa pouco, é fácil de montar e dá
destaque à pessoa que está no foco.

Cenografia de Reprodução
Cenário que reproduz um lugar exatamente como ele é, requer muitos detalhes e precisão para parecer real. Às vezes, são construídas ruas inteiras, diversos cômodos de uma casa e até mesmo cidades cenográficas. É normalmente usado em novelas.

 Cenografia Representativa

É aquele que representa e dá apoio ao programa. Programas educativos e jornalísticos usam esse tipo de cenário. Um programa jornalístico, por exemplo, pode mostrar o apresentador em primeiro plano com a redação atrás ou uma imagem da notícia em chromakey.
Programas de esportes, de concursos e de jogos também utilizam esse recurso.

 Cenografia Simbólica

É aquele que sugere um lugar sem incluir todos os detalhes. Por exemplo, a sombra de barras projetadas atrás de uma pessoa sugere que ela está em uma cela; um vitral ao fundo, que ela está em uma igreja.

 

Cenografia de Fantasia ou futurista
Cenários e decorações que remetem algum conto, desenho,filme, entre outras coisas do gênero, trazendo um ar realístico de que aquilo realmente está na vida real.